Os dramáticos 30 segundos de vídeo, mostra como lidar com fogo em cozinha, especificamente com óleo em fritura. Você provavelmente nunca imaginou que um pano úmido pode ser apropriado para abafar o fogo em uma panela! Ou que jogar água em incêndio com óleo terá resultados desastroso!
Em uma escola de treinamento de combate ao fogo, eles demonstraram isto, com uma frigideira de fritura em campo de teste. Um instrutor com vestuário contra fogo e usando um jarro de 240 ml, distante 3 metros do fogo, joga água na frigideira. O resultado chama atenção dos estudantes.
A água, sendo mais pesado do que o óleo, afunda imediatamente, onde ela se torna instantaneamente superaquecida. A força explosiva do vapor expande o óleo incandescente para cima. Em local aberto, transforma-se numa bola de fogo de 9 metros de altura. Nos limites de uma cozinha, a bola de fogo atinge o teto e ocupa toda área.
Além disso, não jogue açúcar ou farinha sobre o óleo incandescente. Uma xícara cria uma força explosiva equivalente a duas bananas de dinamite.

Trechos principais do vídeo:
Caso você esqueça no fogo a panela ou frigideira com óleo e pegue fogo;
Não entre pânico.
1. Desligue o fogão.
2. Molhe um pano, torça-o retirando o excesso de água, para que este não pingue.
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere ate que esfrie (não saia mais vapor)
4. Nunca tente mover a panela ou frigideira.
5. Nunca jogue água, pois os respingos resultarão numa bola de fogo (explosão) com efeitos devastadores.

Assista a Versão Dublada em português de Como apagar fogo em oleo de cozinha

Como apagar fogo em oleo de cozinha (Dublado em Portugues)

Notas:

Abafamento.

Consiste em eliminar o comburente (oxigênio) da queima, fazendo com que ela enfraqueça até se apagar. Para exemplificar, basta lembrar que, quando se está fritando um bife e o óleo liberado entra em combustão. A chama é eliminada pelo abafamento ao se colocar a tampa ou pano úmido (não sintético) na frigideira. Isso reduz a quantidade de oxigênio existente na superfície da fritura.

Vamos analisar o que faz do óleo de cozinha, a gordura e a banha, incêndios tão específicos.
Os óleos de cozinha usados para fritura têm uma faixa ampla de temperaturas de auto‑ignição. A auto‑ignição do óleo pode ocorrer em qualquer intervalo de 288°C a 385°C (o teste de laboratórios requer a auto‑ignição e/ou acima de 363°C). Para que esta auto-ignição possa ocorrer, a massa total de óleo, se medido em gramas em uma panela pequena ou até 52 kg em uma fritadeira industrial, deve ter sido aquecido além da temperatura de auto-ignição. Depois que a auto‑ignição ocorreu o óleo mudará sua composição ligeiramente ao queimar-se. A sua nova temperatura de auto-ignição pode ser tanto quanto 10°C mais baixo do que sua temperatura de auto-ignição original. Este incêndio será auto‑sustentado a menos que a massa inteira de óleo for refrigerada abaixo da nova temperatura de auto-ignição.

Extintor adequado

Incêndios que envolvem meios de cozinhar (banha, gordura e óleo) tem sido por muito tempo a principal causa de danos materiais, vítimas fatais ou não. Estes incêndios são muito especiais na natureza. Testes recentes efetuados por ULI (Laboratórios de Underwriters, Inc.) e outras agências em outros países obtiveram novos resultados neste tipo especifico de risco de incêndio.
Incêndios envolvendo equipamentos de cozinha industrial são diferentes na maior parte de outros incêndios. Nos Estados Unidos uma nova classificação para atividade de incêndios em cozinha – classe K – foi reconhecida pela NFPA (National Fire Protection Association), através da norma, NFPA 10 – Extintores de Incêndio Portáteis e por Laboratórios de Underwriters, norma 711 de ANSI/ULI. Essas organizações compreenderam que estes incêndios não se parecem com os tradicionais incêndios em líquidos inflamáveis que envolvem a gasolina, o óleo lubrificante, solvente de pintura ou solvente em geral.

Fonte: Class K Fires – A New Classification for Commercial Cooking Hazards – J. Craig Voelkert, Vice-presidente, Special Hazards , Amerex Corporation

Tipo de extintor – Pó químico umedecido – componente básico acetato de potássio especial desenvolvido para combater incêndio especifico de cozinha industrial (óleos).

O extintor quando acionado, é descarregado com um jato tipo neblina (pulverização). O fogo é extinto por resfriamento e pelo efeito asfixiante da espuma (saponificação).
O extintor é especifico para combate fogo (Classe K) como: gorduras e banhas quentes, incêndios de óleos e gorduras de cozinhas.
Equipamentos típicos a serem protegidos pelo extintor: fritadeiras, frigideiras, grelhas, assadeiras, etc.

Histórico

Mercado Público de Florianópolis – Incêndio em 19 de agosto de 2005
O incêndio na ala norte do Mercado Público de Florianópolis foi acidental e causado pela combustão de óleo vegetal com resíduos de salgados aquecidos a uma temperatura de 300°C, na fritadeira, segundo laudo do Corpo de Bombeiros.
Reconstrução da ala Norte do Mercado – 2,5 milhões de reais (um milhão de dólares)